quarta-feira, 28 de março de 2012

Brincadeiras para o dia do índio

Explorando a Floresta!

Objetivo específico:
Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais;
Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.

Estratégia:
Circuito de habilidades por tempo, contendo 5 estações.

Conteúdo:
Conversa inicial:
Onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata? O que vamos encontrar na nossa mata.


  1. Ponte:
    Material: Banco sueco. Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
    Dica de equilíbrio: afastar os braços

  2. Rio:
    Material: Colchonetes. Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
    Dica de impulsão: usar o braço
    Dica de aterrisagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)

  3. Árvores com frutas:
    Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
    Dica para arremesso: estender o braço.
    Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo

  4. Teia de aranha:
    Material: corda elástica. Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
    Dica de execução: fazer devagar.

  5. Caminho da onça:
    Material: Cordas, arcos e cones. Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)

    Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.

    Conversa final:
    O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
    Avaliação:
    Registro realizado pelo professor das falas das crianças, principalmente durante as rodas de conversa.
Essa oca é minha!

Material: arcos (bambolê) e outros materiais que tenha disponível para montar um circuito de habilidades.

Jogando:
Montar um circuito de habiidades, u determinar uma tarefa desfiadora para que as crianças realizem (pode ser andar sobre uma trave de equilíbrio, dar a volta no trepa-trepa, atravessar uma parede de escalada).
Ao sinal do professor: "Cuidado com a onça!!!"
Todos devem correr e ficar dentro de um arco. Suprimir um arco por rodada.

Conversa final:
O que aprendemos? Qual brincadeira foi mais divertida? Será que os índios fazem essas brincadeiras? Que brincadeiras os índios fazem?
  • Tarefa para casa: Pesquisar brincadeiras indígenas para a próxima aula.


Nenhum comentário: